Tecnologia

 

  A seguir apresentamos características construtivas que, dentro do segmento de mini veículos motorizados, são aplicadas com exclusividade nos produtos SWELL, fazendo, com isto, a verdadeira diferença. Para isso tentaremos evitar um “tratado” de engenharia sem contudo sermos superficiais ou adotarmos termos de marketing.

Isto é o resultado de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, feitas por um grupo de engenharia com larga experiência no desenvolvimento e fabricação de componentes para a indústria náutica, aeronáutica e automobilística combinada com a aplicação dos mais modernos conceitos presentes nos recentes lançamentos da indústria automobilística mundial.

Aqui estão as razões do SWELL ser um verdadeiro mini veículo com comportamento similar ao de um automóvel e não simplesmente mais um carrinho motorizado, garantindo assim um adequado e seguro aprendizado a crianças e adolescentes e ainda a aproximação e integração com os pais através de um fantástico lazer.

 

Motor: A SWELL somente utiliza em seus produtos os motores mais modernos e confiáveis e, sobretudo, com ampla retaguarda oficial de assistência técnica e disponibilidade de peças de reposição existente no país. Mas para que isto realmente se traduza em desempenho e funcionalidade do conjunto é fundamental que eles sejam aplicados respeitando as orientações especificas dos respectivos fabricantes e que os componentes do mini veículo sejam desenvolvidos e construídos de forma a obter máxima performance, sem, contudo alterar a originalidade e conseqüentemente comprometer a vida útil e a garantia dos motores.                                                                                                                                              

                                                                                                                       

As peças de alumínio são produzidas inteiramente na fábrica da Swell Mini-Veículos, fundidas em liga leve (alumínio) utilizam o melhor material e as ferramentas mais modernas (Coquilhas), passam por um processo de usinagem onde são tratadas e finalizadas . São utilizadas em todos mini-Veículos e quadriciclos, atribuindo qualidade, rigidez e tecnologia de ponta.

  

As rodas são fundidas em liga leve, como nos mais sofisticados automóveis, o que concilia máxima resistência e durabilidade com beleza e esportividade. As rodas dianteiras têm diâmetro de 8” e largura de 5” e as traseiras,  6.5”.

                                                          

Monobloco: O SWELL é o único mini veículo projetado e construído com base num monobloco. Como o próprio nome diz, ele consiste numa única estrutura formada pela carroceria, fabricada em poliéster reforçado com fibra de vidro, integrada ao chassi de aço tubular durante o processo de fabricação, sem pontos de união sujeitos a fadiga ou desgaste como os feitos com parafusos. Isto confere tal leveza e resistência ao conjunto que levou a indústria automobilística a adotar esta tecnologia em todos seus projetos desde as décadas de 60. Para que o acabamento superficial tenha a resistência exigida por um produto a ser operado pelo público infantil e com altíssimo brilho ele é feito com o mesmo material que reveste as modernas lanchas, ou seja, em Gel Coat com proteção de interperes "NPG". Isto é outra exclusividade SWELL no segmento de mini veículos.

 

                                                                      

Sistema de suspensão: a SWELL introduziu e utiliza com exclusividade um conceito que caracteriza seus produtos como verdadeiros automóveis. Seus mini veículos são dotados de um sistema de suspensão totalmente funcional, ou seja, projetado e desenvolvido para proporcionar máxima segurança, conforto, estabilidade, dirigibilidade e durabilidade ao mini veículo como um todo. Para conciliar todos estes atributos o sistema conta com grande curso (dianteira 120 mm e traseira 85 mm) que possibilita absorver as irregularidades do piso sem transmitir solavancos aos ocupantes ou aos componentes do mini veículo. Isto proporciona também um permanente contato dos pneus com o solo, e, conseqüentemente, máxima aderência, seja na tração, nas curvas e na frenagem. Outra característica construtiva importante é a adoção de buchas de borracha automotivas em todas as articulações eliminando ruídos, folgas ou necessidade de manutenção e lubrificação. As molas em elastômero (similar às adotadas por automóveis urbanos Europeus de pequeno porte) proporcionam grande progressividade, ou seja, adaptam-se a uma ampla variação de carga (macio com uma criança e firme com até dois adultos) e ainda fazem o papel do amortecedor que é eliminar as oscilações repetitivas da carroceria sem apresentar ruídos ou necessidade de substituição periódica.

A suspensão dianteira é formada por braços oscilantes longitudinais articulados em buchas de borracha unidos por perfil em “V”, e molas/amortecedores de borracha. 

 

                                                                                                         

A suspensão traseira consiste de um eixo flutuante fixado a braços oscilantes longitudinais articulados em buchas de borracha e molas/amortecedores em elastômero.

                                                      

O sistema de direção possui uma caixa tipo Morse, que trabalha com dois pinhões acionando uma corrente, Este sistema exclusivo da SWELL proporciona um funcionamento suave e isento de folgas e uma durabilidade mais de 20 vezes maior do que o utilizado em todos outros mini veículos. As barras são simétricas, ou seja, possuem a mesma dimensão em ambos os lados, e são articuladas através de ponteiras de articulação esféricas e buchas de borracha. Outra característica exclusiva na categoria dos mini veículos inspirada também na tecnologia automotiva é a geometria de direção. Ela define o conjunto de ângulos e a correta dimensão dos componentes dos eixos e alavancas do sistema, promovendo a cada posição do volante uma inclinação diferenciada de cada roda dianteira para que elas percorram o seu trajeto sem ocorrer arrastamento. Isto possibilita a máxima aderência e evita o desgaste prematuro dos pneus, além de promover o retorno da direção após fazer uma curva, e transmitir perfeita sensibilidade ao volante.

possui marcha à frente, neutro e a marcha à ré. A embreagem é automática com acionamento centrífugo, ou seja, basta acelerar o motor para que ela acople e o mini veículo se movimente. O mecanismo de redução e reversão está apoiado num mancal em forma de garfo que ancora a polia pelos dois lados evitando, assim, que venha a se desalinhar. O acionamento é feito por um conjunto composto por varão flexível e alavanca com retenção de engate dispensando, desta forma, a necessidade de ter que segurar a marcha durante as manobras e regulagens periódicas durante a vida útil das correias. Graças ao eixo traseiro passante e o cubo direito independente é possível. com o simples bloqueio através de um parafuso, tracionar as duas rodas traseiras possibilitando, assim, o uso em terrenos onde os outros não transitam, como dunas de areia, etc. A redução primária é feita pelas correias e tem relação de 2,4:1 na marcha à frente e 4,6:1 na marcha à ré. A redução secundária é feita pelo conjunto corrente coroa e pinhão e pode ter três relações diferentes: 5,4:1, 4,5:1 ou 3,85:1 adequando, assim, o mini veículo ao tipo de terreno, relevo da região ou ainda a expectativa de velocidade ou força.

 

 

 A ergonomia (adaptação dimensional ao corpo humano) foi estudada considerando crianças de 5~6 anos de idade até adultos de 1,85 ~ 2,0 m, de forma que a largura dos assentos, distância dos pedais, das alavancas de comando da altura e da distância do volante para cada posição de ajuste dos bancos, permitam o máximo conforto e segurança seja qual for a estatura de usuário.

 

A estrutura de proteção tubular de aço tipo gaiola foi projetada para suportar até cinco vezes o peso do mini veículo, garantido máxima segurança aos ocupantes. 

Os cintos de segurança utilizados são do tipo automotivo de três pontos diagonal sub abdominal.                                                                                                                                                 


Os bancos ajustáveis são fabricados em poliéster reforçado com fibra de vidro formando uma estrutura em forma de caixa o que lhe confere grande resistência, e, por não possuir madeira ou similares, uma durabilidade igual a do próprio mini veículo.

 

O baixo peso próprio dos mini veículos SWELL permitem que os mesmos sejam erguidos pela frente ou pela traseira por um adulto, facilitando assim o transporte em carretas ou pick-up.

 

A grande distância livre do solo permite o uso em ruas com lombadas, valetas e entradas de garagem, bem como em locais não pavimentados.

                                                       

A elevada capacidade de carga permite o uso ou acompanhamento de adulto. 

A garantia do mini veículo é de 6 meses para qualquer defeito de material ou fabricação, além da garantia específica do fabricante do motor pelo mesmo prazo.

 

 



Copyright Swell Mini Veículos 2010
55(11) 2914-0609 /2914-1292contato@swell.com.br